terça-feira, 8 de novembro de 2016

AET e LTCAT, por Caio Belo


AET:

Segundo Grandjean 1968 :

“O objetivo prático da Ergonomia é a adaptação do posto de trabalho, dos instrumentos, das máquinas, dos horários, do meio ambiente às exigências do homem. A realização de tais objetivos, ao nível industrial, propicia uma facilidade do trabalho e um rendimento do esforço humano. ”

A AET é uma Análise Ergonômica do Trabalho.


A AET tem como objetivos principais adaptar a atividade ao trabalhador e não o trabalhador à atividade e a melhoria das práticas das tarefas com conforto, saúde, segurança e eficácia.

Podemos assistir o seguinte vídeo para nos orientar:


Segundo o artigo "Análise ergonômica do trabalho: um estudo de casos múltiplos na cidade do rio de janeiro": 

"Coerentemente, a AET foi uma evolução muito útil à vida do trabalhador, já que levantou a necessidade de um ambiente propício a este, fornecendo uma maior segurança à sua saúde e melhorando a satisfação e qualidade de vida no ambiente em que está inserido."

LTCAT:

Um Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho é um programa, com a finalidade de reconhecer e reduzir e/ou eliminar os riscos existentes no ambiente de trabalho, servindo de base para a elaboração do PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional). O PPRA precisa ser revisto e renovado anualmente.
 
O LTCAT  é um Laudo, elaborado com o intuito de se documentar os agentes nocivos existentes no ambiente de trabalho e concluir se estes podem gerar insalubridade para os trabalhadores eventualmente expostos. Somente será renovado caso sejam introduzidas modificações no ambiente de trabalho, Segundo grupomednet.

Para entender melhor o LTCAT, podemos assistir ao seguinte vídeo:


O LTCAT tem validade indefinida, atemporal, ficando atualizado permanentemente, enquanto o “layout” da empresa não sofrer alterações.



Nenhum comentário:

Postar um comentário